EDITAR

TEXTO

sábado, 8 de junho de 2013

SÃO MATEUS //MA - REALIZA DIA “D” DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE.

SÃO MATEUS //MA  - REALIZA DIA  “D”  DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE.

O Dia D da Campanha Nacional Contra a Poliomielite no Maranhão começou  hoje sábado (8). Em  São Mateus  a   Prefeitura Municipal, disponibilizou  postos de vacinação,  fixos  por  toda a cidade  que funcionaram  das 8h às 17h.
 A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil que será realizada até o dia 21 de junho. Em todo município a meta da Sec. de Saúde de São Mateus  é atingir, no mínimo, 95% deste grupo, o que corresponde ao percentual exigido pelo Ministério da Saúde

A campanha será realizada em apenas uma etapa (no mês de junho) e se estenderá até o dia 21 deste mês em todos os 217 municípios maranhenses.  Quem não conseguiu  levar seus filhos neste sábado, a partir da próxima segunda-feira (10), a vacinação continuará sendo ofertada até o final da Campanha nas Unidades de Saúde da Rede Municipal.

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde (MS), para receber as duas gotinhas da vacina, a criança deve estar com a vacinação em dia. Neste caso, os pais podem levá-la a qualquer um dos postos instalados para a vacina. Caso não tenha iniciado a sequência da vacinação ou ter perdido uma das etapas, deve procurar, especificamente, uma Unidade de Saúde fixa onde a imunização também  acontecerá, neste caso, através da forma injetável. O ideal, segundo o MS, é que as crianças recebam as primeiras doses aos dois e aos quatro primeiros meses de vida.

É muito importante, também, que a carteirinha de vacinação seja levada junto com a criança. É neste documento que serão registrados todos os passos das imunizações realizadas.

A doença
A paralisia infantil (poliomielite) é causada por um vírus e é transmitida de pessoa a pessoa, normalmente através do contato com as fezes contaminadas. A doença ataca os nervos e pode levar à paralisia total ou parcial.

Os tratamentos realizados com foco na doença visam apenas adotar medidas que minimizem as suas complicações. “Não existe cura para a poliomielite. A melhor forma de preveni-la é a vacinação.




0 comentários:

Postar um comentário

EDITAR

TEXTO