EDITAR

TEXTO

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Guardas Municipais de São Mateus realizam treinamentos sob o comando do Capitão Aurélio da Polícia Militar.

Guardas Municipais de São Mateus realizam treinamentos sob o comando do Capitão Aurélio da Polícia Militar.

Guardas Municipais de São Mateus realizam treinamentos sob o comando do Capitão Aurélio da Polícia Militar.

Polícia Militar do 15º Batalhão, principal órgão instrutor da Guarda Municipal de São Mateus vem realizando constantes treinamentos, afim de que os guardas possam executar na prática as principais instruções coordenadas pela policia militar através dos intensivos treinamentos sobre normas e táticas na execução constante de suas respectivas tarefas durante o exercício da função.  
O treinamento já se encontra em uma fase bem avançada onde os homens e mulheres que compõem a guarda municipal passam a conhecer e experimentar na prática o impacto de alguns artifícios utilizados quando necessário pela policia como a bomba de feito moral, o gás lacrimogênio e spray de pimenta.
Elas fazem parte dos chamados "armamentos de distração", usados quando se quer amedrontar ou incapacitar um inimigo sem matá-lo. A bomba de efeito moral propriamente dita é parecida com a granada militar comum.
Quando acionada, ela inflama uma mistura química que explode com grande estrondo, normalmente espalhando uma nuvem de talco. Há também a bomba de fumaça, usada para obscurecer a visão; a flashbang, que produz um clarão que desorienta a vítima temporariamente; e a de gás lacrimogêneo, que irrita as mucosas de olhos, nariz, boca e pulmões, fazendo a pessoa espirrar, chorar e tossir fortemente. Mas, enquanto as granadas militares soltam estilhaços de metal mortíferos, as de efeito moral são feitas com um plástico que se desintegra - assim, não ferem ninguém, pelo menos em teoria.
Na prática, as explosões são fortes o suficiente para provocar contusões graves em quem estiver por perto. "Em altas concentrações, até o gás lacrimogêneo pode ser fatal. Por isso, os profissionais que empregam essas bombas têm que ser muito bem treinados",
Os Guardas Municipais estão passando pelo processo de instrução e treinamento desde o mês de maio, e serão formados no mês de agosto.
Com informações da PM e Guarda Municipal.


 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

EDITAR

TEXTO