EDITAR

TEXTO

domingo, 7 de julho de 2013

Governo brasileiro pede esclarecimentos aos EUA sobre espionagem

Governo brasileiro pede esclarecimentos aos EUA sobre espionagem

Publicidade
 
MARCO AURÉLIO CANÔNICO
ENVIADO A PARATY (RJ)
Atualizado às 23h02.
Em pronunciamento na tarde deste domingo (7), em Paraty (RJ), o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que o governo brasileiro "recebeu com grave preocupação a notícia de que as comunicações eletrônicas e telefônicas de cidadãos brasileiros estariam sendo objeto de espionagem por órgãos de inteligência norte-americanos".
A fala de Patriota foi uma reação à informação, divulgada ontem pelo jornal "O Globo", de que o Brasil é um dos alvos prioritários da espionagem feita pela Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês).
Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a Polícia Federal investigará eventuais contratos de empresas de telecomunicações que incluam transferência de informações daqui para os EUA.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) também vai questionar as empresas de telecomunicações sobre possível troca de informações.

Danilo Verpa/Folhapress
Em Paraty, Antonio Patriota, ministro das Relações Exteriores, leu uma carta cobrando explicações do governo americano sobre a quebra de sigilio de brasileiros na internet
Em Paraty, Antonio Patriota leu uma carta cobrando explicações do governo americano sobre espionagem a brasileiros na internet
"O governo brasileiro solicitou esclarecimentos ao governo norte-americano tanto por intermédio da embaixada do Brasil em Washington como do embaixador norte-americano no Brasil", disse Patriota.
Segundo o ministro, o Brasil promoverá "no âmbito da União Internacional de Telecomunicações [UIT], em Genebra, o aperfeiçoamento de regras multilaterais sobre segurança das telecomunicações".
O governo brasileiro também irá propor à Organização das Nações Unidas "iniciativas com o objetivo de proibir abusos e impedir a invasão da privacidade dos usuários das redes virtuais de comunicação, estabelecendo normas claras de comportamento dos Estados na área da informação e telecomunicações para garantir segurança cibernética que proteja os direitos dos cidadãos e preserve a soberania de todos os países".
Patriota não respondeu se o governo pretende procurar o ex-agente da CIA Edward Snowden, responsável pelo vazamento das informações de espionagem dos EUA.

0 comentários:

Postar um comentário

EDITAR

TEXTO