EDITAR

TEXTO

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Prefeitura de Coroatá e seus casos de família

Prefeitura de Coroatá e seus casos de família

Por Maysa Julyanna Mouzinho

Muito se tem comentado desde nosso primeiro post a respeito das licitações do Governo que não é de todos nós.

A equipe Coroatá de Verdade recebeu vários emails solicitando informações sobre o que é ser um pregoeiro, qual seu papel dentro de um órgão público e também quem é a pregoeira de Coroatá, porque até então não se sabia nada sobre ela.

E respondendo a todas as perguntas...

O pregoeiro é uma figura de altíssima importância ao município, pois ele é um profissional encarregado pela Administração Pública para processos de compra, venda e aluguel de bens, mercadorias e serviços. O pregoeiro também deve ser obrigatoriamente funcionário efetivo do órgão público sendo qualificado para a devida função. Isso mesmo, pregoeiro não é cargo de confiança e nem muito menos cargo comissionado.

Seu papel a cada dia requer mais responsabilidade, pois partirá dele decisões que influenciaram a prefeitura e sua gestão. O pregoeiro deve reunir conhecimentos da legislação especifica e habilidades que lhe permitam decidir com segurança o ‘futuro’ do município.

A pregoeira do município de Coroatá é Georgiana Trovão Moreira Lima que é Filha de Rômulo Augusto Moreira Lima e de Iomar Trovão Moreira Lima, irmã do nosso ex-prefeito Rômulo Augusto Trovão (1997-2004), Georgiana também é conhecida no estado por ter uma nomeação na Assembléia Legislativa como Técnica Parlamentar Especial, no gabinete do então Deputado licenciado, Secretario de Saúde do Estado e esposo da prefeita de Coroatá, Ricardo Murad.

Sobrinha de 1º grau da então Prefeita de Coroatá (por la coisa sempre fica entre família) Georgiana é então uma figura de altíssima responsabilidade, pois vem sendo ela a "dona" de decisões sobre os processos licitatórios de Coroatá.

Licitação para quem ainda não sabe é um processo aonde são efetuados compras, vendas ou alugueis de bens, serviços ou mercadorias, as mesmas com preços oferecidos pelas empresas participantes de cada processo, essas empresas devem atender as especialidades legais necessárias (contidas em lei) e todas as outras que constem no edital de cada processo licitatório. Será vencedora a empresa que oferecer maiores vantagens. Na legislação atual, a maior vantagem significa menor preço e melhor técnica.

Mas isso em Coroatá é coisa do passado, Georgiana decidiu que o Posto Franco que foi o grande financiador de campanha de Teresa Murad fosse vencedor da licitação para distribuição de gasolina da frota de veículos da Prefeitura e de outra pra Limpeza Pública da cidade. Que a  Litucera que também foi financiadora de campanha de Teresa 15 e hoje faz a limpeza de postos de saúde do município e upa de Coroatá.

Essa é a maior vantagem que a pregoeira ver, onde os ganhadores das licitações são seus próprios aliados e que torna tudo em 'família'.

Partindo das informações obtidas, o governo que nunca será de todos nós usa das licitações para cumprir promessas aos seus aliados, usa de licitações para camuflar os erros na administração pública e 'torrar' o dinheiro que é nosso.

A cada dia fica mais notório o erro das Eleições de 2012, falsas promessas a população que hoje sofre arrependida por um dia ter confiado naqueles que não são dignos de confiança. Espero que Deus tenha piedade daqueles que não tem piedade de ninguém.

Espero brevemente voltar a ver a nossa Coroatá crescer como nos bons tempos da Coroatá que o povo fazia!

Na Administração precisa-se ter ética e responsabilidade! Enquanto existir erros nós do Coroatá de Verdade estaremos aqui para os desmascarar-los.

Maysa Julyanna Mouzinho é estudante de Administração Pública na Universidade Estadual do Maranhão e Ciências Contábeis na Universidade Ceuma.

0 comentários:

Postar um comentário

EDITAR

TEXTO