EDITAR

TEXTO

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Médicos ficam de costas para ministro, em evento do 'Mais Médicos'

Médicos ficam de costas para ministro, em evento do 'Mais Médicos'

Eles são contrários ao programa do Governo Federal.
Alexandre Padilha pediu a colaboração dos profissionais.

Do G1 MA
5 comentários
Protesto de médicos aconteceu nesta tarde, em São Luís (Foto: Alex Barbosa/TV Mirante)Protesto de médicos aconteceu nesta tarde, em
São Luís (Foto: Alex Barbosa/TV Mirante)
Um grupo de médicos realizou um protesto contra o Governo Federal, nesta segunda-feira (22), em São Luís, durante o lançamento do projeto ‘Mais Médicos’. O grupo ficou de costas para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enquanto este discursava durante a cerimônia do programa.
Aproximadamente dez médicos fizeram parte do protesto, todos com uma tarja preta em um dos braços, em sinal de luto, demonstrando serem contrários a medidas do programa, como permitir a vinda de médicos brasileiros e formados também no exterior, desde que venham de países com mais de 1,8 médicos por habitante.
O protesto foi bem recebido pelo ministro, que pediu a colaboração dos profissionais. "Esse protesto faz parte da Democracia. Sou médico e como ministro tenho que pensar em primeiro lugar no interesse da saúde de toda a população do país, no conjunto de profissionais da saúde deste país, que com muita dificuldade estão no dia a dia, buscando atender a população", disse. "Mas precisamos ter a coragem de adminitir de que faltam médicos neste país. Isso não é um problema novo, mas que persiste a muitos anos. Este não é um programa para trazer médicos do exterior, mas para levar médicos e saúde para cidades do interior do país", completou o ministro.
O Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e levar mais médicos para as regiões mais carentes destes profissionais, sobretudo nos municípios do interior e na periferia das grandes cidades, por meio da ampliação das vagas de graduação e residência e de edital para chamamento de médicos para atuação imediata na atenção básica de municípios carentes.
A previsão do Ministério da Saúde é que até 18 de setembro todos os profissionais escolhidos dentro do  'Mais Médicos' estejam atuando no país. O programa é instituído por meio de medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff, e regulamentado por portaria conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação.
Como forma de protesto, grupo de médicos ficou de costa para ministro Alexandre Padilha (Foto: João Ricardo/G1 Maranhão)Como forma de protesto, grupo de médicos ficou de costas para ministro Alexandre Padilha (Foto: João Ricardo/G1 Maranhão)

0 comentários:

Postar um comentário

EDITAR

TEXTO